Pesquisar por cursos... Pesquisando por Sem resultados para Ver todos os cursos com

INSTITUCIONAL

1. A INSTITUIÇÃO

 
Querido(a) irmão(ã),

Seja bem-vindo(a) ao Templo Estrela do Oriente

Saiba que para nós é um prazer tê-lo(a) conosco!


O Templo Estrela do Oriente é uma Instituição Religiosa de Umbanda, sem fins lucrativos, sediada à Rua Goiás, nº 548, no bairro da Piedade, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Foi inaugurada em 22 dia de Abril de 2007, nas areias da praia da Barra da Tijuca, RJ, quando a Cabocla Jurema da Praia, sua entidade dirigente, determinou suas diretrizes, entre as quais, a prática da caridade plena, anunciando também o início das atividades no plano físico, já que no astral superior a Casa há muito existia.

 

A Umbanda praticada na “Casa da Cabocla Jurema da Praia” é fundamentada nos ensinamentos transmitidos por sua entidade dirigente e também por todos os Guias que compõem a direção espiritual do Templo Estrela do Oriente. Vale ressaltar que buscamos uma religião muito além dos conceitos tradicionais, razão pela qual entendemos a importância do aprendizado constante e da transformação moral como formas de evolução. Diante destes compromissos, não nos fixamos apenas tão somente nos cultos afro, pois temos consciência de que existiram grandes “alquimistas” e maravilhosas filosofias que contribuíram de forma decisiva para a formação da Umbanda e da humanidade. Por outro lado, isto não quer dizer que modificamos a essência da religião dos Orixás em nossas atividades, já que a “Umbanda Sem Fronteiras” praticada no Templo Estrela do Oriente tem seus Atabaques, seus Orixás, Exus e Pombagiras, Ibeijis, Caboclos, Preto Velhos, defumadores, pontos cantados, riscados e tudo mais que qualquer instituição de Umbanda pode ter. É importante lembrar que nossa grande meta é o auxílio caritativo aos necessitados, sem qualquer tipo de preconceito ou discriminação, além da busca constante por uma evolução como seres espirituais que somos.

Finalmente, não abrimos mão de interagir, pesquisar, estudar, evoluir e auxiliar àqueles que buscam a grande luz da espiritualidade e, para tal, fica o convite para conhecerem o Templo Estrela do Oriente, a “Casa da Cabocla Jurema da Praia”.


Informações complementares:

Guias espirituais que atuam nos aparelhos Flávia Barros e Luis Fernando Barros, respectivamente:

 

  • Entidades Dirigentes: Cabocla Jurema da Praia e Caboclo Sete Estrelas do Oriente
  • Exu guardião: Tranca Ruas das Almas


Entidades de frente nas diversas falanges:

Pombagira: Pomba-gira Cigana da Praia e Exu – Tranca Ruas das Almas

Caboclos:  Cabocla Jurema da Praia e Sete Estrelas do Oriente

Pretos Velhos: Vovó Catarina das Almas e Pai Joaquim de Angola

Ibeijada: – Teresinha da Praia e Pedrinho da Pedreira

Ciganos:  – Cigana Leonor e Cigano Santiago

Povo do Oriente:  – Dra.Mariana e Raziel


OS DIRIGENTES:

Trajetória Espiritual por: Flávia Barros

Desconhecia o que era Umbanda até os meus 15 anos, já que vinha de uma família Católica. Já a partir do início do meu relacionamento com meu esposo Luis Fernando Barros, aí sim, tudo teria início. Parece que o Astral Superior me enviou um ser que traria a missão que hoje desenvolvo com muita alegria. E foi assim, primeiro uma pessoa bem próxima a nós incorporava o Caboclo Folha Seca, entidade responsável por aquilo que seria meus primeiros passos. Mais tarde, resolvi aceitar o chamado do plano Espiritual e acompanhei meu marido no Templo Umbandista A Caminho da Luz, onde oficialmente me iniciei na Umbanda. Foram quase 20 anos, sendo grande parte trabalhando nas giras públicas de consulta. Como havia encerrado nosso ciclo, depois de algum tempo, fomos à procura de outra casa de Umbanda, quando então chegamos ao Templo A Caminho da Paz, onde o dirigente, Armando Fernandes, nos acolheu de braços abertos. Ainda estávamos na mesma instituição, quando um dia Dona Jurema incorporou em minha residência, determinando a abertura do TEMPLO ESTRELA DO ORIENTE. Inaugurada a Casa da Cabocla da Praia, agradecemos por tudo que o Templo A Caminho da Paz havia feito por nós e partimos para cumprir a missão que nos foi confiada. Já são muitos anos de caridade prestada, desde a fundação da Casa da Cabocla Jurema da Praia em 2007. E missão é isso: ninguém habita neste planeta sem um objetivo, sem uma finalidade maior. Cada um tem sua missão na Terra. Cada um pode ser útil para alguma coisa. É tempo de descoberta e de ação. Cada dia na Terra é uma oportunidade única que não pode mais ser desperdiçada com as distrações e ilusões que criamos ao longo de nossas encarnações. O TEMPLO ESTRELA DO ORIENTE continua sua missão neste plano, até que Deus permita. Vamos trabalhar! Amo Vocês!

*Feitura no santo em 29/04/1999.

 

Trajetória Espiritual por: Luis Fernando Barros

Minha relação com esta nossa religião dos orixás começou bem cedo, já que minha avó materna foi dirigente do Centro Espírita Ogum Beira Mar, por cerca de 60 anos, o qual era localizado à Rua do Resende, 26, no Centro da Cidade do Rio de Janeiro. Além de minha avó, minha mãe, meus tios e meu avô materno, sempre mantiveram estreitas relações com a Umbanda, razões pelas quais, segundo os mesmos, levavam-me, desde tenra idade, não só à casa que minha avó dirigia, como também à outros Terreiros. Vale ressaltar, que minha avó me contava que eu havia sido colocado nos braços do Caboclo Tupi, com quem ela trabalhava, com cerca de 15 dias de nascido, recebendo ali a “primeira baforada” de um charuto, o que me faz ter a certeza de ter sido escolhido pela Umbanda desde cedo. Porém, iniciei-me  como ogã aos 15 anos de idade, no Templo Umbandista A Caminho da Luz, situado no bairro das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, onde tive a oportunidade de estudar, aprender e praticar esta nossa querida Umbanda por 26 longos anos. Após este longo período, quis a espiritualidade que vislumbrássemos outros caminhos, através dos quais pudemos reciclar os ensinamentos absorvidos, revendo conceitos, além da chance de uma nova visão em relação a determinados temas. Devo confessar que a saída da instituição na qual me iniciei foi um dos períodos mais difíceis de minha jornada mediúnica. Mas como o Astral Superior nunca deixa um filho de fé desamparado, o Universo Espiritual me abriu as portas do Templo A Caminho da Paz, no bairro do Encantado, RJ, instituição madrinha do TEMPLO ESTRELA DO ORIENTE. E foi durante o período em que éramos médiuns do Cantinho de Pai Cipriano (Templo A Caminho da Paz), que foram dadas as recomendações pela nossa Mãe Espiritual, Cabocla Jurema da Praia, para que o TEMPLO ESTRELA DO ORIENTE fosse aberto por mim e minha esposa em 2007, onde estamos até hoje buscando o conhecimento, o aperfeiçoamento moral e ajudando à todos aqueles que batem à nossa porta.

Finalmente, meus irmãos, a missão é desafiadora, exige-nos muita dedicação, renúncias, porém é gratificante. Também é necessária a presença de novos médiuns trabalhadores nesta nossa seara, pois há uma cultura muito antiga, onde se valoriza apenas a mediunidade de incorporação, como se a mesma  fosse a única engrenagem capaz de mover esta grande máquina de fazer caridade denominada Umbanda. Ledo engano! Cabe-nos, como médiuns que somos, preocupados com o futuro das gerações vindouras e com um compromisso assumido com elas, orientar, preparar, incentivar o surgimento de novos irmãos trabalhadores do “Exército Branco” de Oxalá, pois as recompensas que a espiritualidade nos prepara são infinitamente maiores do que qualquer esforço que possamos despender agora. Somente o Universo de Guias e Orixás é quem sabe onde cada um deve chegar. Resta-nos a tarefa de executar e tentar entender os desígnios do astral superior, com garra, pureza de propósitos, coração aberto e sem nunca desanimar.

*Feitura no santo em 15/12/1995.


FUNDAMENTOS INSTITUCIONAIS:

- CONCEITOS

Missão

Dar assistência espiritual com base na desmistificação da Umbanda, inserindo a parte doutrinária como um dos alicerces primordiais para o aprimoramento da alma.  Oferecendo em concomitância práticas para o desenvolvimento mediúnico, proporcionando variadas ferramentas para o estudo espiritual, além de unir o trabalho voluntário social, humanizando cada vez mais a Umbanda praticada no Templo Estrela do Oriente.

Visão

Ser um Templo Umbandista de referência, tendo como base o estudo, proporcionando a possibilidade da reforma íntima de seus médiuns e consulentes, além de levar de forma caritativa o lenitivo, através do aconselhamento e do tratamento espiritual para todos que se sentirem necessitados do acolhimento e do bálsamo curador.

Valores

  • Amor
  • Caridade
  • Disciplina
  • Ética
  • Comprometimento
  • Fraternidade
  • União
  • Organização

Princípios

  • Acolhimento
  • Responsabilidade Sócio-ambiental
  • Responsabilidade Social
  • Prática da caridade
  • Ética
  • Comprometimento
  • Trabalho em Equipe

Boas Práticas para a Assistência:


A INSTITUIÇÃO/ A IDENTIDADE VISUAL / O NOME E O SÍMBOLO:



Em 15 de Julho de 2006, antes mesmo de adquirir o local onde seria construído o terreiro, num momento descontraído e alheio a qualquer concentração voltada para este fim, a dirigente Flávia Barrosrecebeu a intuição do nome do nosso “Chão Sagrado”, durante a realização de suas tarefas domésticas, em sua residência. O terreiro se chamariaTemplo Estrela do Oriente e seria representado pelo símbolo principal (rascunho original) acima que, posteriormente acrescentado a outros elementos e coresintuídos pela espiritualidade, daria origem à logomarca do TEO como é hoje.


A EXPLICAÇÃO DOS ELEMENTOS DO DESENHO:

                                                            


                                             



 Fundação do TEO: 1ª SESSÃO:  PRAIA DA BARRA DA TIJUCA 22/04/2007:


Foto: Cabocla Jurema da Praia, Caboclo 7 Estrelas do Oriente e o Armando Fernandes (padrinho da Instituição) : A consagração como entidades dirigentes no plano terreno.



Foto: Gira de Inauguração do imóvel em 22/04/2008.



TEMPLO ESTRELA DO ORIENTE, A CASA DA CABOCLA JUREMA DA PRAIA!


GG


2. ATIVIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL:


SESSÕES PÚBLICAS DE CARIDADE

A GIRA DE EXU E POMBAGIRAS:


Embora na cosmogênese divina ele tenha sido o EXÚ (Esù Orisà) da Criação, aquele que colaborou com o conjunto das obras, a partir do surgimento da humanidade nos é revelado o "EXÚ DA REGENERAÇÃO", aquela falange que tem entre suas atribuições, contribuir para que a humanidade doente, leiga e carente de um Deus possa migrar da "IGNORÂNCIA" para "SABEDORIA", avançando desta forma na longa estrada espiritual, que é a senda através da qual retornaremos a verdadeira e definitiva morada do pai...

 Especialidades: Laços energéticos anti-naturais(Obsessões), questões profissionais, sentimentais, financeiras, saúde, principalmente as mais variadas formas de dependências químicas, entre outras...

Frequência: Na primeira segunda feira de cada mês* Sessões Públicas de Caridade, com a abertura dos portões e a distribuição gratuita de fichas acontecendo a partir de 18:00 horas.

 

A GIRA DE CABOCLOS:

Ao ouvirmos o brado de um Caboclo na sua chegada, em verdade estão convocando toda a sua falange para mais um trabalho caritativo, já que o amor a humanidade é a razão maior de sua missão na Umbanda. Desta forma, trazem das matas o magnetismo das ervas para os tratamentos espirituais, para que nenhum mal possa atingir os assistidos que seguem sempre seus ensinamentos. Com uma postura pujante, demonstra a necessidade da firmeza nos altos e baixos da jornada terrena, transformando através de limpezas espirituais, de reabastecimentos energéticos e de orientações o olhar daqueles carentes do corpo e da alma.

 Especialidades: Atuam nos campos material e espiritual através da utilização das mais variadas formas de magnetismo, em especial do vegetal, seja com limpezas e irradiações, além dos aconselhamentos em geral.

 Frequência: Na 2ª segunda feira de cada mês* Sessões Públicas de Caridade, com a abertura dos portões e a distribuição gratuita de fichas acontecendo a partir de 18:00 horas.



 A GIRA DE PRETOS VELHOS:

Diz o ponto cantado: “Quem caminha com Preto Velho nunca ficou no caminho!”…E é com palavras recheadas de amor, que os PRETOS E PRETAS VELHAS de Umbanda permitem ao consulente que chega ao Templo Estrela do Oriente com uma determinada “expectativa”, possa retornar ao seu sagrado lar com “novas perspectivas”, já que o olhar de um Vovô ou de uma Vovó propõe que os aspectos financeiros, profissionais, sentimentais, familiares e/ou sociais em geral sejam consequências da priorização de uma parte espiritual em nossas vidas. Seria como vivermos “ESPIRITUALMENTE NA MATÉRIA”

 Frequência: Na terceira segunda feira de cada mês.* Sessões Públicas de Caridade, com a abertura dos portões e a distribuição gratuita de fichas acontecendo a partir de 18:00 horas.


A GIRA DE IBEIJADA:


“Caminhando num lindo jardim florido, ouve-se o canto pássaros com seus majestosos vôos… Mais adiante, num lago de águas calmas, cisnes brancos deslizam sobre o espelho d´água… Parece que a própria natureza está em festa!… Avançando um pouco mais, qual não foi a surpresa, eles, vestidos de azul e branco… Elas, de vestidinhos rosas e maria chiquinha, dão o contorno mágico naquele cenário que denominamos: “A HORA DA IBEIJADA”… É com a alegria das “Crianças do Astral” que os trabalhos são realizados em prol da humanidade. É brincando que eles limpam, energizam, orientam… “Deixai vir a mim as crianças, pois delas será o reino dos céus”… Mateus 19:14

 Especialidades: Trabalha devolvendo a positividade aos assistidos através da alegria; Limpam larvas e miasmas astrais através de brincadeiras. Enfase no acolhimento e acompanhamento de crianças com realidades “patológicas” congênitas…

 Frequência: Na quarta segunda feira de cada mês.* Sessões Públicas de Caridade, com a abertura dos portões e a distribuição gratuita de fichas acontecendo a partir de 18:00 horas.


A GIRA DA FALANGE ESPIRITUAL DOS CIGANOS DE UMBANDA:

Há quatro mil anos ouve-se falar dos espíritos do vento, da noite e do dia.  Fortes, corajosos, formam a força de um povo ou a energia de uma falange. Nômades, movem-se como as ondas, como os rios, como os ventos, na estrada infinita. Com a fogueira a queimar, decifram o que dizem as labaredas, pois é na chama do fogo que são revelados os mistérios do mundo... Na terra, sacrifícios, lutas, discriminação, mas crescimento contados em sua história, formaram a grande glória. No astral: fé, amor, carinho, sabedoria, luta para o bem e a caridade, resignação, aprendizado e força de vontade. Suas energias, oriundas do passado, presente e futuro entrelaçados. O trabalho caritativo representado no amor e na natureza, transmite a serenidade, a paz, pois a bondade é o aroma que exala desse agrupamento vibratório. Eles existem, assim como existe Deus, porque através dos seus ensinamentos encontramos a razão de vivermos e existirmos...

Características: Trabalho em prol das famílias, da justiça, das uniões com amor, das novas formas de vida e da transmutação de energias com o auxílio dos quatro elementos. Importante: Não confundir a FALANGE ESPIRITUAL DOS CIGANOS DE UMBANDA com a FALANGE DO POVO DO ORIENTE. 

Frequência: Em cada mês que tiver cinco segundas feiras.*  Sessões Públicas de Caridade, com a abertura dos portões e a distribuição gratuita de fichas acontecendo a partir de 18:00 horas.



A GIRA DA FALANGE DO POVO DO ORIENTE:

Nas giras de Umbanda recebemos todas as tonalidades vibratórias de Espíritos, estejam estes ainda no "PLANO REENCARNATÓRIO" ou em esferas mais sublimes. Entre estes, frequências energéticas, oriundas das mais remotas religiões e rituais místicos, mesmo segmentos filo-religiosos já extintos, tais como, a Caldeia, a Sumeriana, a Persa, a Grega, alguns Europeus, Caucasianas, asiáticas, entre outras, formam o GRANDE PADRÃO VIBRATÓRIO denominado "LINHA DO ORIENTE". São frequências vibratórias que não mais encarnam, mas que têm como missão colaborar com os encarnados e desencarnados em sua evolução, rumo a sabedoria plena. Por terem sido extintas ou por estarem em processo de extinção por alguns segmentos "ditos Cristãos", estas linhas de força não desejam deixar o saber acumulado nos milênios, razão pela qual uniram-se a "LINHA DO ORIENTE", com a roupagem fluídica de "MÉDICOS DO ASTRAL", de "ENFERMEIROS DAS ALMAS" ou simplesmente como "TAREFEIROS DO ESPAÇO" para colaborarem no processo de regeneração da humanidade.

 Características: O Povo do Oriente colabora intuindo a medicina terrena nos milhões de procedimentos realizados no planeta, além atuarem na reeducação espiritual de encarnados ou não, objetivando a regeneração planetária e o retorno de todas as vibrações a morada definitiva.

 Frequência: 1º sábado de cada mês.* Sessões Públicas de Caridade, com a abertura dos portões e a distribuição gratuita de fichas acontecendo a partir de 15:00 horas.



ATIVIDADES INTERNAS (EXCLUSIVAS PARA MÉDIUNS DA CASA):

  1. SESSÕES DE DESENVOLVIMENTOS MEDIÚNICOS, Atividade voltada para as manifestações mediúnicas, quando a direção espiritual orienta a corrente em relação a técnicas de incorporação e respiração, a distinguir, reter e eliminar o fluido energético, entre outras providências que são acompanhadas constantemente pelas lideranças da instituição. Quartas feiras, das 20:00 às 22:00 horas; 
  2. A MEDIUNIDADE NA UMBANDA – Atividade baseada na transmissão de conhecimentos através da oralidadequando procuramos orientar os médiuns, passando a experiência da direção espiritual da casa em relação aos diversos aspectos da jornada mediúnica e terrena, tais como, valores éticos, morais, espirituais, a doutrina de Umbanda, além da postura frente as mais diversas realidades do sagrado trabalho mediúnico e da vida. - Quartas feiras, das 20:00 às 22:00 horas
  3. SESSÕES DE ESTUDOS ESPIRITUALISTAS, quando se busca oferecer ferramentas para que o processo de reforma íntima do corpo mediúnico avance, aconteça, visando, entre outros aspectos, a qualidade na comunicação mediúnica e o amadurecimento espiritual como um todo. - Quartas feiras, das 20:00 às 22:00 horas
  4. SESSÕES PRÁTICAS DE DOUTRINA DE UMBANDA – MÓDULO I, quando buscamos externar as práticas ritualísticas e seus elementos, a partir dos fundamentos realizados no TEMPLO ESTRELA DO ORIENTE, visando também capacitar “os escolhidos” a uma futura liderança de terreiros. - Quartas feiras, das 20:00 às 22:00 horas
  5. ESCOLA DE OGÃS, quando vislumbramos o aperfeiçoamento dos médiuns da curimba do TEMPLO ESTRELA DO ORIENTE nas práticas da musicalidade em geral. – 1º sábado de cada mês, das 09:00 horas às 12:00 horas;
  6. SEMINÁRIOS, WORKSHOPS, CONGRESSOS, FEIRAS EM GERAL, quando buscamos a evolução intelectual, o aprimoramento moral, a convivência fraterna e a convergência “intra e inter-religiosa.”


EDUCAÇÃO ESPIRITUAL INFANTO JUVENIL


O projeto de Educação Espiritual Infanto Juvenil nasceu através da determinação da Teresinha da Praia, entidade de trabalho da dirigente Flávia Barros, na linha da Ibeijada, visando ensinar às crianças noções referente ao espiritualismo e a Umbanda em geral. Com uma abordagem divertida e descontraída, mas com seriedade e respeito, buscamos transmitir todos os valores éticos e morais para que crianças e adolescentes cresçam com uma base de respeito e amor ao próximo, independente do seguimento religioso que escolham caminhar no futuro.

A proposta abordada pela equipe tem como objetivo desmistificar a nossa querida Umbanda, rompendo as barreiras do preconceito.

Nosso trabalho é realizado todas as segundas-feiras, a partir das 19:30 horas, sendo seu encerramento às 22:00 horas. Para inscrever sua criança basta comparecer à secretaria do TEMPLO ESTRELA DO ORIENTE e preencher a ficha de cadastro, onde será confeccionado um crachá de identificação da criança.

 

O trabalho realizado é totalmente gratuito e pedimos apenas aos pais ou responsáveis que a criança tenha no máximo 3 (três) faltas durante o ano. Caso esse limite seja ultrapassado, o(a) responsável deverá conversar com os orientadores, justificando as faltas.


GOTAS DE ESPIRITUALIDADE


O Projeto Gotas de Espiritualidade foi criado em sintonia com os elevados critérios do TEMPLO ESTRELA DO ORIENTE. Trata-se da disseminação dos valores doutrinários da Umbanda e do espiritualismo para a formação do homem de bem.

O corpo mediúnico já possuía uma agenda anual de estudos com esse objetivo. Porém, a assistência do TEMPLO ESTRELA DO ORIENTE não tinha uma fonte regular de obtenção de conhecimentos doutrinários. Desta forma, o Projeto Gotas de Espiritualidade preenche esse vazio, contribuindo para o discernimento e a evolução espiritual dos irmãos da assistência.

A palestra do projeto acontece no TEMPLO ESTRELA DO ORIENTE, todas às segundas-feiras, das 18:25 às 18:55 horas. A atividade também é transmitida em tempo real através do canal do TEMPLO ESTRELA DO ORIENTE no youtube.

 Responsáveis pelo Projeto: Médiuns Marcela Rubert e Cristiano Xavier


CLUBE DO LIVRO

Trata-se da criação de um Clube de Leitura baseado em livros espiritualistas e Umbandistas dentro das dependências do TEMPLO ESTRELA DO ORIENTE.

O hábito da leitura de livros amplia, de forma considerável, a possibilidade de aquisição de conhecimentos doutrinários que podem ajudar o Ser Espiritual reencarnado a evoluir de forma mais acelerada e eficiente. Por outro lado, livros “parados” em bibliotecas pessoais não cumprem suas missões, que é a de disseminar conhecimentos e, por isso, não possuem qualquer valor para a transformação do Ser, mesmo que possuam importantes e profundos valores doutrinários. Sem acessar seus conteúdos, os livros para nada servem, nada valem...

 Público Alvo

Médiuns e Assistência do TEMPLO ESTRELA DO ORIENTE.

Acervo Inicial

Mais de 80 obras, entre elas assuntos Umbandistas e Espiritualistas.

Responsável pelo Projeto: Mãe Flávia Barros


OFICINA DE OGÃS PAI JOAQUIM DE ANGOLA


A Oficina de Ogãs Pai Joaquim de Angola leva este nome, pois no Templo Estrela do Oriente, toda a parte de “estudo” tem como mentor a entidade Pai Joaquim de Angola. Entendemos que a oficina é mais uma forma de estudo e desenvolvimento mediúnico.

A oficina ocorre todo o primeiro sábado do mês e até o momento, é exclusiva para os Ogãs da casa e aspirantes. O objetivo é lapidar os Ogãs, adequando cada irmão às formas de trabalho de nossa casa. Costumamos dizer que não fazemos aula de atabaque ou aula de Ogãs, pois entendemos se tratar de um dom e que precisamos apenas desenvolvê-lo, com trocas de conhecimento e treino, muito treino.

Treinamos os principais toques utilizados nas giras de umbanda, tais como: Congo, Ijexá, Cabula e principalmente o Cavalgada, que é o toque mais utilizado nas giras do TEMPLO ESTRELA DO ORIENTE. O cântico é outro ponto muito importante, que também é trabalhado em nossa oficina. Fazemos a “simulação” das nossas giras, desde a abertura até o fechamento, com suas respectivas saudações, brados, tentando sempre melhorar cada vez mais.

Para que um aspirante se torne Ogã do Templo Estrela do Oriente, primeiro deve concluir o curso “A Umbanda Sem Fronteiras”, este que é obrigatório para a entrada como médium e logo após será iniciado na oficina, onde após alguns encontros, de acordo com a avaliação do responsável, a decisão será apresentada para aprovação da entidade Cabocla Jurema da Praia (entidade dirigente) ou aos dirigentes espirituais (Flávia e Luis Fernando Barros). Se os mesmos estiverem de acordo, o aspirante se tornará Ogã e participará das giras de público e de desenvolvimento.

Responsável pelos Projetos: Fernando Barros


PROGRAMA A UMBANDA EM DEBATE


O PROGRAMA A UMBANDA EM DEBATE é o momento que respondemos dúvidas e promovemos o debate sobre o Espiritualismo em geral e a Umbanda em particular. Todas às Segundas Feiras, 19:00 horas,sendo transmitido pelo canal do TEMPLO ESTRELA DO ORIENTE no YOUTUBE e tendo como facilitador Luis Fernando Barros. Acesse: www.youtube.com/temploestreladooriente 


CONVERSA FRATERNA

A Conversa Fraterna é uma atividade do TEMPLO ESTRELA DO ORIENTE que permite uma aproximação maior entre aqueles que precisam de orientação e a direção espiritual da casa. Dentro das nossas possibilidades, tentamos amenizar através de uma conversa, possíveis conflitos internos ou desajustes emocionais. Procuramos dar um direcionamento quando percebemos a necessidade de ajuda no campo espiritual. Uma palavra dada na hora certa pode salvar vidas!

 A atividade é realizada presencialmente às quintas-feiras, sob agendamento, pela dirigente Flávia Barros.

 Maiores informações: (21) 99949-5494 (Telezap)


CERIMÔNIA DO BATISMO





A Umbanda traz um conceito diferenciado a respeito do batismo, já que o livre arbítrio não permitiria um “vínculo religioso obrigatório” conforme apregoam alguns segmentos religiosos. Pode-se considerar que o batismo na Umbanda foi introduzido pela necessidade de se manter a ligação entre criatura e criador, a partir de uma sagrada sintonia vibratória, já que o materialismo exacerbado é a tônica para a maior parte da humanidade. Esta manifestação produzirá os efeitos desejados durante a jornada planetária do batizando, desde que este esteja disposto para tal, facilitando sua entrada como médium iniciado no futuro, caso o mesmo assim o deseje. Por outro lado, se o caminho que a criança ou o adulto seguir for diferente, o batismo não perderá sua validade, pois independentemente da opção, na parte espiritual as barreiras religiosas inexistem, havendo uma perfeita harmonização em todas as esferas do astral superior. Já na tenra infância o batismo na Umbanda é um compromisso dos pais para com a espiritualidade e, principalmente, para com seus filhos, pois é dever encaminhá-los dentro dos propósitos supremos. A criança batizada é abençoada e sua trajetória terrena é entregue ao Divino Criador Zambi, a Oxalá Supremo, aos seus Orixás de coroa, ao seu guia e demais entidades que compõem seu campo magnético, além de seus padrinhos materiais, espirituais e a toda comunidade Umbandista. A partir daí a criança ou o adulto passam a fazer parte de um universo religioso, no qual irão crescer e que se tornará absolutamente natural para eles, já que viverão “espiritualmente na matéria”. Em verdade, o batismo tem a finalidade de manter acesa a grande chama espiritual, proporcionando as ferramentas através das quais o batizando poderá cumprir sua missão terrena.

Frequência: O TEMPLO ESTRELA DO ORIENTE realiza o Batismo uma vez por ano, no terceiro sábado do mês de outubro. 

Maiores informações procure a nossa Secretaria.


CASAMENTO NO TEMPLO ESTRELA DO ORIENTE


A natureza deu ao ser humano a necessidade de amar e de ser amado e neste contexto o casamento na umbanda constitui um dos primeiros atos de progresso nas sociedades humanas, porque estabelece a solidariedade fraterna e se encontra entre todos os povos, se bem que em condições diversas. A felicidade é a aspiração primeira do ser humano. Ninguém jamais deixou de procurá-la, sonhando tê-la como principal condição de sua existência. A esmagadora maioria espera encontrá-la mesmo é no casamento e é natural que seja assim, pois é propósito da sabedoria divina que dois seres, sendo um complemento do outro, se unam intimamente para alcançarem a plenitude da vida....

Maiores informações na secretaria.



3. DESENVOLVIMENTO HUMANO:


De acordo com o que nos diz o Astral Superior, as Umbandas vivem o período da "MAIORIDADE ESPIRITUAL", o que reflete a prática em nossos terreiros de uma "mediunidade de parceria", onde nossos Guias e Orixás fazem a parte que lhes cabe e a nós o que é determinado, mesmo lembrando o "livre arbítrio". Assim sendo, as responsabilidades do TEMPLO ESTRELA DO ORIENTE nem sempre se limitam ao atendimento espiritual, já que o ser humano é um complexo composto por espírito, matéria e mente.  Desta forma, entendemos que devemos promover em nossa instituição, não só atividades de socorro e alívio espiritual, mas também estabelecer um núcleo de renovação social e humana, através do auxílio a pessoas que se encontrem em determinados estados de vulnerabilidade, incentivando-os ao desen­volvimento de valores éticos e nobres, capazes de gerar a tão sonhada transformação. 


CRIANDO LAÇOS

A Umbanda tem a caridade como um dos seus pilares de sustentação. Nela somos capazes de atenuar parte dos nossos carmas e olhar para o outro com mais empatia e compaixão.

Baseado neste sentimento, o Templo Estrela do Oriente possui um projeto – Criando Laços - Unidos Pelo Bem – que consiste em um trabalho de assistencialismo caracterizado pelo apoio filantrópico às famílias em situação de vulnerabilidade, fornecendo a elas cestas básicas mensais, e apoio a órgãos de assistência social, como orfanatos, asilos, entre outros, com visitas organizadas eventualmente a fim de atender as maiores necessidades do local escolhido.

Criado há cerca de sete anos, sob orientação da espiritualidade, sua principal atividade consiste na distribuição de cestas básicas, entregues as 15 (quinze) famílias inscritas em seu cadastro, dando a elas o mínimo de condições para enfrentarem sua insuficiência financeira do momento, contando, exclusivamente, com doações de voluntários para fornecimento dos alimentos, onde não há qualquer recurso, patrocínio ou apoio de algum Órgão ou Instituição publica ou privada.
 O fato de estarmos em uma instituição religiosa não obriga às famílias a participarem de nossos atividades/cultos. Não há nenhum tipo de vínculo neste sentido. Bem como nossas atividades externas de assistencialismo. Trabalhamos em prol do bem, levamos sempre a bandeira do amor, mas sempre respeitando o direito de cada um.

“Quem tem fome, tem pressa” - dizia Betinho, o sociólogo militante Herbert de Souza.

Mesmo que essa fome seja de afeto!

Para doações ou maiores informações, procure o atendimento do projeto na sede do Templo Estrela do Oriente, localizado na Rua Goiás, 548, Piedade - Rio de Janeiro ou através dos telefones (21) 2143-3409 ou (21) 99555-1399.

 Siga nas redes sociais e compartilhe essa ideia!

 Responsável pelo Projeto: Luana Frade


TEO OPORTUNIDADES



Com a crise financeira que assola nosso país, entre as mais diversas necessidades sociais, observamos um grande número de pessoas desempregadas. Com base nessa constatação, o Templo Estrela do Oriente está revitalizando um antigo projeto, antes TEO RH, agora TEO Oportunidades. 

 Todas as segundas-feiras, a partir das 20:30 horas.

 Procurar a secretaria , no setor de apoio do Templo Estrela do Oriente, ou se preferir, mande um e-mail para: teooportunidades@gmail.com

 

Responsável pelo Projeto: Todos os médiuns da casa.


TEO JURÍDICO

A Umbanda vive atualmente um "Processo de Humanização", razão pela qual o PROJETO TEO JURÍDICO foi criado para semanalmente orientar sobre os mais variados aspectos jurídicos do direito, "Gratuitamente," frequentadores do TEMPLO ESTRELA DO ORIENTE, além de adeptos das religiões Afro e da sociedade em geral.

Todas as quintas-feiras, sob agendamento pelo telefone (21)999495494

 Responsável pelo Projeto: Luis Fernando Barros


4. O TEO NA WEB


CURSO A UMBANDA SEM FRONTEIRAS 

Orientados pela CABOCLA JUREMA DA PRAIA, nossa Mãe Espiritual, não abrimos mão de interagir, pesquisar, estudar, evoluir, em nome de uma Umbanda culta, sem tabus e mistérios, de perguntas e respostas, quando aprenderemos os “porquês” de nossa fé, pois para prestarmos a caridade em toda a sua plenitude, precisamos nos capacitar. Assim sendo, o TEMPLO ESTRELA DO ORIENTE promove constantemente o CURSO A UMBANDA SEM FRONTEIRAS, que além de seu aspecto doutrinário, proporciona ensinamentos para a tão necessária reforma íntima e caracterizando-se também como uma importante ferramenta terapêutica. Eis um investimento em sabedoria, que sempre lhes dará um retorno inestimável e perene.CLIQUE AQUI

CONVERSA FRANCA DE UMBANDA 

Neste trabalho evidenciamos a CONVERGÊNCIA como marco principal e princípio basilar, visando o crescimento das religiões de matrizes africanas, de seus praticantes e de todos aqueles que, independentemente de credo, raça ou orientação sexual, estejam buscando o aperfeiçoamento como seres humanos que estão e como seres espirituais que são. Como objetivos gerais propiciar e estimular o estudo, a pesquisa, o conhecimento, a difusão de valores que formam os segmentos Afros, vislumbrando a convergência fraterna, o respeito, a transferência de experiências, o crescimento e o aperfeiçoamento das Comunidades de Axé, de seus tarefeiros e transeuntes, além de colaborar para desmistificar a sagrada religião de Umbanda, trazendo a tona respostas aos temas que ao longo da história se tornaram tabus e/ou crendices neste segmento. CLIQUE AQUI...

CANTANDO A UMBANDA

Esse projeto foi criado para difundir a beleza, a força, a cultura e os ensinamentos milenares da musicalidade afro, propiciando a difusão dos sagrados pontos de Umbanda, relembrando o repertório para as Casas de Matrizes Africanas que marcaram época, além de proporcionar a revelação de novas músicas sagradas, através de médiuns que detenham a mediunidade musical, além de reverenciarmos as cantigas que marcaram diversos festivais. CLIQUE AQUI

TEO MENSAGENS

Este trabalho traz mensagens e homenagens dirigidas a Espiritualidade como um todo, além de outras buscando a elevação da auto-estima e a reflexão. CLIQUE AQUI 

 PROGRAMA A UMBANDA SEM FRONTEIRAS 

Tinha como objetivos divulgar a religião de Umbanda e a espiritualidade em todos os seus aspectos, desmistificando-a através de quadros que ensinassem suas diretrizes, oferecendo ferramentas para uma reforma íntima, além de difundir a instituição TEMPLO ESTRELA DO ORIENTE, suas diretrizes e atividades. O programa tinha o radialista Luis Fernando Barros e sua esposa Flávia Barros, dirigentes do TEMPLO ESTRELA DO ORIENTE como titulares, tendo o primeiro sido o comunicador do programa “Tempo de Turismo” (Rádio Imprensa FM 102,1 MHz rio), “A Caminho da Luz” (Rádio Bandeirantes Rio 1360 kHz), além do programa “Icapra com Axé”, Rádio Tropical AM 830 kHz, entre outras participações em variados programas de rádio. 

FALAS DAS ENTIDADES

 Neste projeto buscamos trazer os sagrados recados das entidades incorporadas, por ocasião dos trabalhos realizados no TEMPLO ESTRELA DO ORIENTE. CLIQUE AQUI

PALESTRAS DO TEO

 Desde sua fundação em 2007, o TEMPLO ESTRELA DO ORIENTE realiza palestras públicas, cujos temas refletem o espiritualismo em geral e a Umbanda em particular. 

 GOTAS DE ESPIRITUALIDADE

O Projeto Gotas de Espiritualidade foi criado em sintonia com os elevados critérios do TEMPLO ESTRELA DO ORIENTE. Trata-se da disseminação dos valores doutrinários da Umbanda e do espiritualismo para a formação do homem de bem.O corpo mediúnico já possuía uma agenda anual de estudos com esse objetivo. Porém, a assistência do TEMPLO ESTRELA DO ORIENTE não tinha uma fonte regular de obtenção de conhecimentos doutrinários. Desta forma, o Projeto Gotas de Espiritualidade preenche esse vazio, contribuindo para o discernimento e a evolução espiritual dos irmãos da assistência. A palestra do projeto acontece no TEMPLO ESTRELA DO ORIENTE, todas às segundas-feiras, das 18:25 às 18:55 horas. A atividade também é transmitida em tempo real através do canal do TEMPLO ESTRELA DO ORIENTE no youtube. 


5. FALE CONOSCO:


 

TEMPLO ESTRELA DO ORIENTE

Rua Goiás, nº 548 – Piedade – Rio de Janeiro – RJ 

Telefone: (21) 2143-3409

Whatsapp: (21) 99949-5494  

 

Endereço eletrônico: teo@temploestreladooriente.com 


Facebook.com/temploestrelaoriente

@temploestreladoorienteoficial   

 

Como chegar:

Linhas de ônibus:

676 – Méier/Penha – Empresa Três Amigos
 689 – Méier/Campo Grande – Empresa ocidental
 277 – Rocha Miranda/Praça XV – Empresa Acari
 684 – Méier/Padre Miguel – Empresa Oriental
 543 – Nova Iguaçu/Engenho de Dentro

 

Linhas que passam próximas ao TEO:

690 – Méier/Alvorada (Barra)
 254 – Madureira/Praça XV
 669 – Pavuna/Méier
 638 – Praça Saens Pena/Marechal Hermes
 639 – Praça Saens Pena/Vista Alegre
 652 – Madureira/Méier

 

Linhas que passam na Avenida Dom Helder Camara: (Antiga Suburbana – Saltar na altura da Casa de “shows Sambola” e seguir pela Rua João Pinheiro, até a Rua Goiás)
 254 – 669 – 896 – 638 – 639 – 265 – 284 – 624 – 917 – 690

 

Linhas especiais de Trens: (Integração metrô)
 
Central do Brasil (Campo Grande – Supervia ( para quem vem do Centro da Cidade do Rio de Janeiro, saltar na estação Piedade)

 

Linhas e transporte alternativo: (Kombis ou Vans)

689 – Méier/Campo Grande
 623 – Grota/Engenho de Dentro
 690 – Méier/Alvorada

 

Chegando de táxi ou automóvel próprio:

Pela linha Amarela, em ambos os sentidos, pegar a saída3 (Onde se lê Rua Goiás).


 


Pesquisar por cursos... Pesquisando por Sem resultados para Ver todos os cursos com

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade