• A Umbanda, seus dogmas, pilares de sustentação, origem, objetivos, prioridades e a sua história; o advento do Caboclo das Sete Encruzilhadas e os principais acontecimentos.
• A influência indígena, dos cultos africanos, do sincretismo, do catolicismo, do espiritismo e de outras filosofias.
• O ritual de Umbanda e a diversidade de cultos; a formação da consciência umbandista e a união nas desigualdades, a convivência com outras crenças e o preconceito religioso.
• Definição de espiritismo: igualdade na essência x diferenças nas formas - mediunidade: definição, tipos de mediunidade e seus sintomas.
• Definição de médium, atribuições, seus deveres dentro e fora do terreiro (código de conduta); a hierarquia na Umbanda do TEO e a parte administrativa; aspectos fundamentais no trabalho mediúnico; a bebida e o fumo, gira bloqueada e quebra de corrente; As guias, roupa de santo e o material de trabalho. Os cambonos, sambas e transas.
• Definição e tipos de incorporação; a aproximação, a entrada, a manutenção do fluido e como expelí-lo; o ponto de fixação e a meditação; o animismo, as formas de mistificação; conhecendo os chakras; a predisposição do médium, a importância da respiração e o ectoplasma.
• A regência, as características e as manifestações dos Orixás; As entidades, suas manifestações, as vibrações de comando e originárias das diversas falanges; a evolução das entidades e a hierarquia espiritual; definição de anjo da guarda; as sete linhas de Umbanda e seus desdobramentos.
• A magia na Umbanda e as diversas formas de magnetismo; noções de geometria na parte espiritual, o ponto riscado e seus desdobramentos; os trabalhos espirituais e suas finalidades; formas de se atrair energias; as oferendas e como arriá-las; a limpeza espiritual e os condensadores energéticos; os elementos da natureza e suas características; conhecendo o conga e o pegi; a força das ervas e essências na espiritualidade; a defumação como forma de limpeza; a musicalidade na Umbanda: atabaques, pontos cantados, ogãs e palmas; a pemba e sua fundamentação; a magia da pólvora.
• Sessão de caridade, tipos de giras e desenvolvimento mediúnico. A faixa vibratória, seu funcionamento e sua importância para o médium; A obsessão na Umbanda: definição, causas, conseqüências, tipos e as formas de tratamento; a contra-magia para a harmonização interior e o reequilíbrio energético; o fluido, o eflúvio, o etérico, a aura e os passes magnéticos.
• O que é Exu e o que fazem os espíritos que trabalham nesta vibração; tabus, crendices, o fumo, a bebida e as principais características de nossos guardiões; a diferença entre egum e quiumbas.
• O sexo dos espíritos; o comportamento do médium perante as entidades e assistentes; os desdobramentos das falanges nos atendimentos; a diferença entre o guia e as entidades desenvolvedoras; o que diferencia o médium feito de um pronto; a comportamento das entidades numa sessão da Ibeijada.